Numa nota enviada a Rádio Luso Americana lê-se na íntegra o seguinte:
À V/Excia. Dr. António Costa
Primeiro Ministro,
Lisboa - Portugal
Assunto: CONVITE A VISITAR CABINDA
Cônscio de Vossa visita a Angola a 5 de Junho do ano em curso e por imperativos de circunstâncias, nós, Autoridades Tradicionais e Organizações Políticas e Cívicas de Cabinda, viemos, por este meio, convidar Vossa Excelência, Dr. António Costa, Primeiro Ministro Português, a visitar também o antigo protetorado português, a saber,
Cabinda.
Uma tal visita permitir-lhe-á de constatar, in loco, o estado real do território ainda em disputa, após a trágica decisão de o anexar à Angola.
Na ocasião, o povo de Cabinda terá uma mensagem de paz a transmitir, dentro do espírito da assinatura do histórico tratado de Simulambuco que uniu os dois povos.
De recordar que no século XIX Portugal encontrou um território, que viria se chamar Cabinda, pacificado. Mas na sua retirada, deixou-nos um território em guerra, uma guerra que perdura até ao dia de hoje, e contra a qual nos unimos na busca duma solução pacífica e definitiva.
Pelo bem de ambos os povos solicitamos, respeitosamente, que, Vossa Excelência, se digne aceitar o nosso humilde convite.
Cabinda, aos 30 de Maio de 2023.
Os Representantes do povo de Cabinda
Autoridades Tradicionais
Organizações Políticas e Cívicas