A banda britânica de rock Coldplay juntou-se à Amnistia Internacional (AI) para apelar aos seus fãs em Portugal que assinem a petição a favor da libertação do angolano Tanaice Neutro, preso desde Janeiro de 2022, em Luanda.
De acordo com a Amnistia Internacional, os Coldplay que se encontram em Portugal para quatro concertos na cidade de Coimbra (de 17 a 21 de Maio), onde são esperados cerca de 200 mil fãs, convidou a organização para estar presente com uma acção a favor da liberdade, e esta escolheu levar os fãs da banda de rock a assinar a petição a favor do músico angolano detido por acusações de quatro crimes, nomeadamente injúria, associação criminosa, resistência contra funcionário público e rebelião.
“Este convite foi muito especial para nós e permitiu-nos estar em Coimbra, com pessoas de todo o país, a falar sobre a liberdade de expressão e a repressão da sociedade civil que está a ocorrer em Angola - e um pouco por todo o mundo. Os fãs dos Coldplay sabem que a sua assinatura pode mudar uma vida, e pode mudar o mundo”, lê-se na mensagem que a AI enviou aos portugueses, referindo que o estado de saúde de Tanaice Neutro tem-se agravado e requer cuidados urgentes.
A carta/petição que deverá ser encaminhada para o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola requer 4.500 assinaturas, e até ao princípio da tarde deste sábado contava já com quase 800 assinaturas.
Em Outubro de 2022 um juiz ordenou a sua libertação imediata, uma decisão que continua por cumprir.
A petição: https://www.amnistia.pt/peticao/tanaice-neutro/