Brasil

VIADUTO DA RUA BENJAMIN CONSTANT EM JUIZ DE FORA NO BRASIL VAI LEVAR O NOME DE UMA FILHA DE CABINDA

Roza Cabinda é a grande homenageada na noite de entrega da Medalha Comendador Henrique Halfeld

Publicada em 31/05/23 às 23:38h - 60 visualizações

por Rádio Luso-Americana


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O Viaduto da Rua Benjamin Constant, em Juiz de Fora, vai se chamar Roza Cabinda, segundo anúncio feito pela prefeitura Margarida Salomão. 

Roza foi escrava de Henrique Halfeld e primeira negra juiz-forana a utilizar a Justiça para obter a liberdade.

Depois de iniciadas as obras para construção do novo viaduto na Rua Benjamin Constant, a prefeita Margarida Salomão informou que o espaço vai receber o nome de Roza Cabinda, primeira negra a utilizar a Justiça para obter a liberdade em Juiz de Fora.

“Neste momento em que a gente tá fazendo a releitura da história e a valorização da luta Rosa pela liberdade, a gente acha que este viaduto, conforme foi pleiteado pelos movimentos negros, vai, naturalmente, se valorizar com o nome dela”, disse a prefeitura em entrevista à TV Integração.

Conforme informações da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), trata-se do primeiro viaduto do município a receber nomenclatura de uma mulher.

As obras foram iniciadas no dia 15 de maio e têm previsão de duração de 12 meses. Quando concluído, o equipamento vai ligar a Zona Leste ao Centro. Ao todo, o investimento é de R$ 17 milhões.

Quem foi Roza Cabinda?

Roza nasceu na África, embarcada no Porto de Cabinda. Foi sequestrada e trazida para o Brasil para ser escravizada.

Escrava da família Halfeld, em 1873, ofereceu a Halfeld o valor pelo qual havia sido avaliada em 1867 e requereu sua liberdade. O comendador negou libertá-la.
Ela, então, apadrinhada pelos filhos do comendador, entrou na Justiça requerendo a liberdade. Roza disputou na Justiça, venceu e conquistou a liberdade.

A africana também dá nome à Medalha Rosa Cabinda, prêmio que reconhece a luta das mulheres indicadas e valoriza as contribuições para o crescente avanço de Juiz de Fora. 

A iniciativa foi criada como uma espécie de contrapartida à Medalha Henrique Halfeld, entregue pela Prefeitura de Juiz de Fora e que costuma homenagear homens.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

+1 (774) 518-2540

Visitas: 8463
Usuários Online: 44
Copyright (c) 2024 - Rádio Luso-Americana
Converse conosco pelo Whatsapp!